segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ALGUNS INSTRUMENTOS PRESENTES NA MÚSICA CARIBENHA





 CAJÓN - Uma caixa de madeira utilizada como instrumento fundamental no acompanhamento do yambú, uma das formas conhecidas da rumba no século XIX. O ritmista colocava o cajón entre as pernas e percutia com as mãos em forma de repique. Hoje em dia raramente é usado. 



CONGAS - Também chamadas de tumbadoras. A percussão é feita com a palma das mãos repicando sobre um couro esticado nas bordas superiores do instrumento. As primitivas congas eram feitas pelo aproveitamento de tonéis de vinho vazios. É peça imprescindível na seção de coros das bandas de son latino. 


BONGÔS - De tamanho menor, mas de formação idêntica às congas.
Sua sonoridade é também menos grave; o bongô é executado mediante repiques seguidos. Composto de duas peças de tamanhos diferentes o som é obtido pela maior ou menor pressão no couro. Os bongoseros costumam improvisar nos intervalos de compassos fazendo soar os couros em repiques longos e constantes. 

MARACAS - Um par de cabaças de madeira própria usados como chocalhos. Seu som acompanha a melodia ininterruptamente e é obtido pelo atrito de pequenos grãos ao interior das cabaças. Muito usadas no acompanhamento de rumbas, congas e boleros


GUIROS - O guiro equivale ao "reco-reco" usado no Brasil. Trata-se de uma base de madeira, bambu ou metal contendo algumas ranhuras que são percutidas pela ação de uma pequena vara de metal ou madeira realçando certo momento mais vibrante da música. Sua sonoridade é bem acentuada quando se ouve um chá-chá-chá . 

CENCERRO - Um instrumento de metal semelhante ao badalo que costuma se ver nos animais em atividades rurais. Oferece Um som metálico pela batida de uma baqueta no acompanhamento de ritmos mais vibrantes como a Rumba, a conga e a guaracha.


CLAVES - Talvez seja o instrumento mais simples porém o mais importante no acompanhamento dos ritmos cubanos.
Dois pedaços de madeira em batidas constantes marcam o compasso: "Tac, tac, tac...pausa...tac, tac" que é o fundamento básico.
Quanto à importância da clave na música cubana, assim se pronunciou um poeta na letra de música de sua autoria, gravada pela grande estrela Célia Cruz: "Sin clave no hay son" 

TIMBALES - Os timbales apresentam-se aos pares constando de uma pele fina esticada sobre aros metálicos. Sua afinação é bem aguda e a percussão é feita com um par de baquetas acionadas tanto sobre a pele como também sobre as laterais metálicas. Na música latina, o instrumento ficou imortalizado pelo porto-riquenho Tito Puente, mundialmente conhecido como "El Rey del Timbal"
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário